BlogNoticias

OVHcloud inaugura computador quântico e oferece apoio educativo ao ecossistema quântico europeu

O provedor de nuvem europeu OVHcloud reuniu recentemente o ecossistema europeu Quantum em Croix, França, para inaugurar o comissionamento do primeiro computador Quantum disponível de um provedor europeu de serviços de nuvem.

Numa altura em que os países europeus expressam uma aspiração crescente em liderar a inovação, recuperar o controlo sobre o seu futuro, preservar a soberania e defender os seus valores, a OVHcloud afirma compreender a importância de investir em soluções de última geração para apoiar a autonomia estratégica da Europa.

Abrindo caminho para o futuro da computação em nuvem com Quantum

Demonstrando o seu compromisso com a inovação, a OVHcloud adquiriu o computador Quandela Quantum em março de 2023, enviando uma mensagem clara de apoio a todo o ecossistema Quantum através do programa francês “Choose French Tech”. O Grupo está empenhado em desenvolver e promover um ecossistema robusto de atores unidos pelos mesmos valores de inovação, proteção de dados e abertura. O sistema MosaiQ foi o primeiro computador Quandela a sair da fábrica, foi entregue ao datacenter no final de 2023 e agora foi instalado e configurado em conformidade. Hoje, é um dos poucos computadores Quantum disponíveis na nuvem.

O sistema MosaiQ é um dos primeiros desse tipo e utiliza feixes de luz graças aos princípios fotônicos para executar aplicações quânticas. A OVHcloud está agora a liderar o caminho para as organizações europeias investirem na tecnologia Quantum, que pode ser aplicada em áreas que incluem otimização, simulação e segurança. O Grupo pretende utilizar o poder da computação quântica nos seus esforços internos de investigação e desenvolvimento para promover novas técnicas de segurança, testar novos conceitos e estabelecer ainda mais as bases para as tecnologias europeias de amanhã a serem utilizadas pelos intervenientes industriais. Espera-se que a computação quântica forneça soluções para problemas insolúveis nas áreas de criptografia, simulação de novos medicamentos ou sistemas moleculares complexos, bem como otimização de transporte e logística.

Concedendo às Universidades acesso à Computação Quântica através da Nuvem

A OVHcloud tem o orgulho de anunciar um programa educativo que concede estudantes selecionados de instituições de ensino superior e universidades, incluindo os membros do consórcio QuanTEdu-France, como a Telecom Paris. Assim, após análise das candidaturas, os alunos terão acesso gratuito, através da Cloud, ao Quandela QPU da OVHcloud. Os alunos terão 80 horas de acesso à linha incomparável de notebooks Quantum do Grupo, incluindo os notebooks Alice & Bob, C12, Eviden, Pasqal e Quandela.

Michel Paulin, CEO da OVHcloud, afirmou: “Estamos convencidos de que o Quantum é uma tecnologia para o futuro e demonstrámos um apoio inabalável para garantir que a Europa não perca a próxima revolução tecnológica. Com a chegada deste primeiro computador quântico ao nosso datacenter, temos o prazer de torná-lo acessível aos estudantes através da nuvem, enviando um sinal claro de apoio ao ecossistema mais amplo, desempenhando o nosso papel no fortalecimento da autonomia estratégica e tecnológica da Europa.”

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog CloudTech

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?