BlogNoticias

Computação em nuvem fica à frente do 5G para CIOs

computacao em nuvem

A computação em nuvem aparece à frente do 5G, do metaverso, dos veículos elétricos, da internet industrial das coisas como área mais importante para tecnologia em 2023. Os dados são da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”, com líderes globais de tecnologia dos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. O levantamento do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) ouviu 350 Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e diretores de TI, abrange as tecnologias mais importantes em 2023 e as tendências tecnológicas futuras, nos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil.

No relatório, computação em nuvem (40%), 5G (38%), metaverso (37%), veículos elétricos (EVs) (35%) e a Internet Industrial das Coisas (IIoT) (33%) serão as cinco áreas mais importantes da tecnologia no próximo ano. A pesquisa destaca ainda que a Inteligência Artificial ficou onipresente.

Tanto assim que 98% dos entrevistados concordem que, em 2023 e além, software autônomos e colaborativos com inteligência artificial e robôs móveis automatizarão processos e tarefas, incluindo análise de dados, permitindo que os humanos sejam mais eficientes e eficazes. Além disso, quando perguntados qual porcentagem de empregos em toda a economia global será impactada positivamente pela inteligência artificial, 24% dos entrevistados disseram 1-25%; 40% dos entrevistados disseram 26-50%; e 27% dos entrevistados disseram 51-75%.

Relacionado à IoT, que otimiza máquinas industriais inteligentes, sensores, processadores e os dados em tempo real que eles geram, 98% dos entrevistados dizem que usar a tecnologia de gêmeos digitais e simulações virtuais em 2023 para projetar, desenvolver e testar com segurança protótipos de produtos e processos de fabricação com mais eficiência será importante, incluindo 68% que dizem que será muito importante.

As preocupações com segurança cibernética provavelmente estarão entre as três principais para líderes de tecnologia em 2023. Houve aumento em relação à pesquisa anterior, com previsões para 2022. Os principais tópicos são: (51%) vulnerabilidade na nuvem (acima de 35% em 2022); (46%) a força de trabalho móvel e híbrida, incluindo funcionários que usam seus próprios dispositivos (acima de 39% em 2022) e (43%) vulnerabilidade do data center (acima de 27% em 2022).

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Convergência Digital

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?