BlogTécnico

Cloud Computing X Cloud Storage

Com o surgimento das novas tecnologias e as transformações digitais, uma das que mais vem ganhando espaço é a computação em nuvem. Junto com essa solução, novas ferramentas também entraram em cena para otimizar as estruturas tecnológicas das empresas, como é o caso do Cloud Storage e da Cloud Computing.

Apesar dos dois termos se relacionarem às soluções na nuvem (cloud), eles não se tratam da mesma ferramenta. Enquanto um é responsável pelo armazenamento de arquivos, o outro se refere à conectividade, possuindo diferenças significativas.

Quer entender de uma vez por todas a diferença entre ambos e as funcionalidades que eles possuem? Então siga a leitura! Aqui, iremos apresentar todas as vantagens que cada uma dessas tecnologias pode oferecer para o seu negócio.

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é um termo em inglês que significa “computação em nuvem”. Ou seja: é uma tecnologia que permite a virtualização de qualquer solução tecnológica.

Para isso, ela utiliza a conectividade em larga escala para hospedar e disponibilizar, na nuvem, os mais diversos recursos computacionais, de modo que não precisem ficar vinculados a um determinado hardware.

Então, com o Cloud Computing, o seu negócio pode se conectar a várias soluções computacionais, como armazenamento de arquivos, programas, servidores, softwares compartilhados, bancos de dados, rede e muito mais.

Os principais benefícios do Cloud Computing para uma empresa são:

– Execução de aplicativos, programas e softwares diretamente pela internet;
– Possibilidade de acessar softwares por qualquer dispositivo, em qualquer lugar;
– Redução de custos com infraestrutura tecnológica e servidores locais;
– Rápida escalabilidade, pois proporciona flexibilidade e agilidade nos processos da empresa.
A implementação dessa tecnologia requer o contrato de uma empresa especializada em virtualização e soluções tecnológicas. Só assim será possível personalizar a computação na nuvem com todos os recursos necessários para o funcionamento do seu negócio.

O que é Cloud Storage?

Cloud Storage é um termo que significa “armazenamento em nuvem”. É literalmente um sistema que permite o armazenamento de dados online por meio de um provedor de computação.

Com ele, a empresa pode armazenar dados, arquivos, documentos e backups em um ambiente online, acessando tudo de forma remota.

Uma das principais vantagens do Cloud Storage é a possibilidade de criar cópias de arquivos e armazená-los na nuvem, como uma medida de segurança. Assim, caso ocorra um problema no servidor da empresa e os arquivos sejam corrompidos no dispositivos físicos, ainda será possível acessá-los online.

Para as empresas que possuem equipes remotas, o Cloud Storage é essencial. A partir dele, todos os arquivos são compartilhados pelo armazenamento na nuvem, facilitando a rotina do trabalho e otimizando as operações.

Outras vantagens que merecem destaque sobre essa ferramenta são:

– Segurança e proteção dos dados da empresa;
– Arquivos sempre disponíveis para as equipes remotas;
– Backups completos para o caso de perdas ou incidentes;
– Menos risco de sofrer crimes virtuais;
– Redução de custos com servidores e HDs externos;
– Criação e a edição simultânea de documentos e arquivos.

Antes de implementar essa ferramenta no seu negócio, é importante verificar se o fornecedor oferece criptografia e segurança na nuvem. Essa estratégia é essencial para que nenhum arquivo seja vazado ou acessado por terceiros.

Como você pode ver, as diferenças entre a computação na nuvem e o armazenamento na nuvem são muito pontuais. Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, a Brain preparou um comparativo para você.

As principais diferenças entre Cloud Computing e Cloud Storage

– O Cloud Storage é focado no armazenamento de arquivos, enquanto a Cloud Computing é uma solução que propicia a virtualização de servidores, softwares e demais tecnologias computacionais;
– O Cloud Computing exige maior poder de processamento na nuvem e não demanda tanto armazenamento. Já o Cloud Storage requer um grande espaço de armazenamento na nuvem para os arquivos empresariais;
– O Cloud Storage disponibiliza dados a qualquer momento para a sua equipe. Em contrapartida, Cloud Computing requer que esses dados funcionem para que os aplicativos e programas sejam utilizados remotamente.
De um modo geral, ambos oferecem mobilidade e acessibilidade para as empresas.

Com essas soluções, o seu time pode trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. A diferença é que, enquanto um permite o armazenamento e acesso a qualquer tipo de arquivo, o outro vai além e possibilita que as próprias tarefas sejam realizadas na nuvem.

Como escolher a tecnologia ideal?

Independentemente de qual recurso você escolher para a sua empresa, ele certamente trará um grande diferencial competitivo. Isso porque a tecnologia na nuvem agrega agilidade, produtividade e simultaneidade para qualquer operação do seu time.

Além disso, quanto mais a sua empresa fizer uso de tecnologias como essa, mais ela se destaca no mercado.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em https://braintecnologia.com.br/cloud-computing-x-cloud-storage-quais-sao-as-diferencas/

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?