BlogNoticias

Cloud Computing: para a tecnologia, o céu não é o limite

Sabemos que a tecnologia já é uma realidade nas organizações.

Diante dos avanços da transformação digital, a nuvem vem sendo uma importante aliada na gestão organizacional, fornecendo maior conectividade e hospedagem de variados recursos que favorecem ainda mais o seu uso.

No entanto, mesmo sendo esse um assunto altamente conhecido, ainda presenciamos dúvidas e receios quanto à eficácia e vantagens dessa tecnologia.

Mesmo o seu uso já fazendo parte da rotina diária das companhias, ainda assim, existem diferentes níveis de integração.

Tais níveis são observadas em três segmentos: as startups, que já nascem com os princípios da tecnologia em seu DNA; setor de serviços, que vem gradualmente atribuindo maior aderência quanto ao uso de ferramentas de gestão; e a indústria, que possui alta resistência em desapegar de métodos ineficazes.

Tendo em vista os diferentes níveis que cada empresa possui neste aspecto, a nuvem se mostra como uma alternativa viável e rentável, considerando sua maior acessibilidade e custo-benefício.

Uma vez que a utilização de um único provedor elimina a necessidade de gastos externos, favorecendo ainda mais o seu protagonismo. Não à toa, a Gartner prevê que, até 2026, 75% das organizações adotarão um modelo de transformação digital baseado em nuvem.

Para além desses ganhos, também é preciso chamar atenção para outro benefício incluso na adoção da nuvem: o melhor desempenho.

Ao utilizar uma plataforma em cloud, é possível conquistar avanços significativos com segurança, agilidade na entrega e realização de atividades, que passam a ser realizadas por meio da automatização, otimizando tempo e reduzindo a suscetibilidade de falhas.

Afinal, de acordo com Fórum Econômico Mundial, foi constatado que 95% dos problemas de seguranças cibernéticas são causados por erro humano.

E, antes que o dado acima seja motivo para pânico, é importante ressaltar mais uma vez: a tecnologia não irá substituir a mão de obra humana, mas auxiliar para um melhor protagonismo.

Entretanto, para que isso seja, de fato, uma realidade, é preciso chamar atenção para a ampla resistência que diversas organizações têm em aderir o uso da tecnologia, acreditando que se trata de um custo inacessível para ser mantido quando, na verdade, já está comprovado que as organizações que contam com o apoio de sistemas em nuvem, como o apontado, reduzem majoritariamente os gastos.

Atualmente, existe uma alta gama de ofertas de provedores de cloud computing no mercado, o que deixa vasta as opções de soluções que se adequem com as características da empresa.

Por sua vez, é válido destacar que, mais do que escolher uma nuvem, é preciso ter bem definido quais são os objetivos a serem atendidos com a implementação desse recurso, uma vez que, sozinho, não possui a capacidade de sanar todos os desafios enfrentados pela empresa.

Esse processo é extremamente fundamental, considerando as constantes atualizações e inovações que impactam o setor de tecnologia que também atingem o cloud computing. Isso é, com a popularidade da IA (Inteligência Artificial), cada vez mais estão sendo atribuídos recursos e funcionalidades, como multisserviços, multicloud, sistemas antifraudes, entre outros aspectos, que tornam a solução ainda mais robusta.

E, quanto aos fatos, não há argumentos. Utilizar a nuvem é uma excelente estratégia para se manter em dia com as novas resoluções do mundo corporativo, mas seu processo de migração pode ser algo desafiador quando não há instrução correta.

Nesse cenário, contar com o apoio de uma consultoria especializada nesse tipo de abordagem é um importante auxílio, considerando que o time irá ajudar, por meio de análises e estudos, a guiar todo o processo, desde a escolha do cloud que vá ao encontro do propósito buscado, até mesmo direcionar em todas as etapas de implementação.

As atuais dinâmicas do mercado já nos mostram que não há mais tempo a perder, e é hora de correr e buscar se atualizar, em prol de garantir a sobrevivência do negócio. E, quando não há mais espaço para se correr vias terrestres, expandir para a nuvem sempre será uma excelente opção.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog o Debate

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Conheça as vantagens do cloud computing na educação!

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Qual solução de hospedagem MoodleCloud é melhor para você?

Quero saber mais
BlogNoticias

Engajamento e inovação contínuos

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?