BlogNoticias

AWS: As principais tendências para 2024

A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de computação em nuvem líder do mundo, oferecendo uma ampla gama de serviços que podem ser usados para atender às necessidades de negócios de todos os tamanhos. Em 2024, a AWS continuará a evoluir e crescer, impulsionada por uma série de tendências tecnológicas emergentes.

Inteligência artificial (IA)
A IA é uma das tendências tecnológicas mais importantes do momento, e a AWS está bem posicionada para aproveitar essa tendência. A plataforma oferece uma ampla gama de serviços de IA, incluindo Amazon SageMaker, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas desenvolvam e implantem aplicações de IA com facilidade e eficiência.

Aprendizado de máquina (ML)
O ML é um subconjunto da IA que se concentra na criação de modelos que podem aprender com dados. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de ML, incluindo Amazon SageMaker, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas usem o ML para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisão e criar novos produtos e serviços.

Internet das coisas (IoT)
A IoT é uma rede de dispositivos físicos conectados à internet. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de IoT, incluindo Amazon Kinesis, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas coletem e analisem dados de dispositivos IoT, automatizem tarefas e criem novas experiências para os clientes.

Realidade aumentada (AR)
A AR é uma tecnologia que permite aos usuários ver objetos virtuais no mundo real. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de AR, incluindo Amazon Sumerian, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas criem experiências de AR envolventes para os clientes.

Realidade virtual (VR)
A VR é uma tecnologia que permite aos usuários mergulhar em um mundo virtual. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de VR, incluindo Amazon Sumerian, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas criem experiências de VR imersivas para os clientes.

Edge computing
O edge computing é uma arquitetura de computação que coloca a computação e o armazenamento mais perto dos dispositivos que estão sendo usados. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de edge computing, incluindo Amazon Greengrass, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas reduzam a latência e melhorem a segurança de suas aplicações.

Automação
A automação está se tornando cada vez mais importante, pois as empresas buscam maneiras de melhorar a eficiência e reduzir os custos. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de automação, incluindo Amazon Simple Workflow Service (SWF), Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas automatizem tarefas repetitivas e manuais.

Segurança
A segurança é uma preocupação importante para todas as empresas, especialmente em um mundo cada vez mais digital. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de segurança, incluindo Amazon Identity and Access Management (IAM), Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas protejam seus dados e aplicações contra ameaças.

Observabilidade
A observabilidade é a capacidade de entender o comportamento de um sistema. A AWS oferece uma ampla gama de serviços de observabilidade, incluindo Amazon CloudWatch, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas monitorem e analisem seus dados para identificar problemas e tomar medidas corretivas.

Responsabilidade ambiental
A responsabilidade ambiental está se tornando cada vez mais importante para as empresas. A AWS oferece uma ampla gama de serviços sustentáveis, incluindo Amazon Web Services Sustainability Hub, Amazon Rekognition e Amazon Lex. Esses serviços permitem que as empresas reduzam seu impacto ambiental.

Essas são apenas algumas das principais tendências tecnológicas que impulsionarão a AWS em 2024. À medida que essas tendências continuarem a se desenvolver, a AWS continuará a inovar e oferecer novos serviços e soluções para atender às necessidades das empresas.

Impacto nas empresas brasileiras
As tendências tecnológicas que estão impulsionando a AWS também terão um impacto significativo nas empresas brasileiras. As empresas que adotarem essas tendências poderão se beneficiar de uma série de vantagens, incluindo:

– Redução de custos: A automatização e a computação em edge podem ajudar as empresas a reduzir os custos operacionais.
– Melhoria da eficiência: A IA, o ML e o edge computing podem ajudar as empresas a melhorar a eficiência de seus processos.
– Novas oportunidades: A AR, a VR e a Internet das coisas podem abrir novas oportunidades de negócios para as empresas.

As empresas brasileiras que desejam se manter competitivas no mercado precisam estar atentas às tendências tecnológicas e adotar as tecnologias que melhor atendam às suas necessidades.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog Comunidade Cloud

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?