BlogTecnologia e Educação

Amazon Managed Blockchain

O Amazon Managed Blockchain é um serviço totalmente gerenciado que facilita ingressar em redes públicas e criar e gerenciar redes de blockchain privadas usando as conhecidas estruturas de código aberto Hyperledger Fabric e Ethereum.

Esse viabiliza a criação de aplicativos nos quais várias partes podem realizar transações, sem a necessidade de uma autoridade central confiável. Atualmente, a criação de uma rede de blockchain escalável com as tecnologias existentes é uma tarefa de configuração complexa e difícil de gerenciar. Para criar uma rede de blockchain, cada membro da rede deve provisionar manualmente hardware, instalar software, criar e gerenciar certificados para controle de acesso, além de configurar componentes de rede. Quando a rede estiver em execução, será necessário monitorar continuamente a infraestrutura e adaptar-se às alterações, como o aumento das solicitações de transação ou os novos membros que ingressam ou saem da rede.

O Amazon Managed Blockchain é um serviço totalmente gerenciado que permite que você entre em redes públicas ou configure e gerencie redes privadas escaláveis com apenas alguns cliques. O serviço elimina a sobrecarga necessária para criar a rede ou ingressar em uma rede pública e escala automaticamente para atender às demandas de milhares de aplicações que executam milhões de transações. Depois que a rede estiver ativa e em funcionamento, ele facilita o gerenciamento e a manutenção da rede de blockchain. Ele gerencia seus certificados e permite que você convide novos membros facilmente para ingressar na rede.

Benefícios do Managed Blockchain

Totalmente gerenciado

Com o Amazon Managed Blockchain, você pode criar rapidamente redes de blockchain que abrangem várias contas da AWS, permitindo a um grupo de membros executar transações e compartilhar dados, sem a necessidade de uma autoridade central. Diferentemente da hospedagem própria da infraestrutura de blockchain, o Amazon Managed Blockchain elimina a necessidade de provisionar manualmente um hardware, instalar um software ou configurar componentes de rede e segurança. Com a API de votação do Managed Blockchain, os participantes da rede podem votar para adicionar ou remover membros. Quando um novo membro é adicionado, o Managed Blockchain permite a ele executar e configurar vários nós pares de blockchain para processar solicitações de transação e armazenar uma cópia do livro contábil. O Managed Blockchain também monitora a rede e substitui automaticamente os nós que apresentam mau desempenho.

Opções do Hyperledger Fabric ou do Ethereum

O Amazon Managed Blockchain tem suporte para duas estruturas de blockchain conhecidas: o Hyperledger Fabric e o Ethereum. O Hyperledger Fabric é adequado para aplicativos que exigem rigorosos controles de privacidade e permissão a um conjunto conhecido de membros, por exemplo, um aplicativo financeiro em que determinados dados comerciais são compartilhados apenas com bancos selecionados. O Ethereum é adequado para redes de blockchain altamente distribuídas, em que a transparência dos dados é importante para todos os membros. Por exemplo, uma rede de blockchain de fidelização de clientes, que permite a qualquer varejista da rede verificar a atividade de um usuário de forma independente junto a todos os membros a fim de resgatar benefícios. De forma alternativa, também é possível usar o Ethereum para ingressar em uma rede de blockchain pública do Ethereum.

Escalável e seguro

O Amazon Managed Blockchain pode escalar facilmente a rede de blockchain à medida que o uso de aplicativos na rede aumenta com o tempo. Quando um membro da rede requer capacidade adicional para criar e validar transações, ele pode adicionar rapidamente um novo nó emparelhado usando as APIs do Managed Blockchain. O Managed Blockchain fornece uma seleção de tipos de instâncias que consistem em várias combinações de CPU e memória para que você tenha a flexibilidade de escolher a composição adequada de recursos para a sua workload. Além disso, o Managed Blockchain protege os certificados da rede com o tecnologia do AWS Key Management Service (KMS), eliminando a necessidade de configurar seu próprio armazenamento seguro de chaves.

Confiabilidade

O Amazon Managed Blockchain reforça a confiabilidade do “serviço de pedidos”, um componente na framework do Hyperledger Fabric que garante o fornecimento de transações em toda a rede de blockchain. O serviço de pedidos padrão do Hyperledger Fabric não armazena um histórico completo de transações, o que dificulta o acompanhamento e a recuperação do histórico, quando necessário. O serviço de pedidos do Managed Blockchain foi desenvolvido com a tecnologia do Amazon QLDB e conta com um log de alterações imutável que mantém o histórico completo preciso de todas as transações na rede de blockchain, garantindo que você possa salvar os dados de forma permanente.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em BLOG AWS

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?