BlogTécnico

Amazon Simple Storage Service

O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de objetos que oferece escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance líderes do setor. Clientes de todos os portes e setores podem armazenar e proteger qualquer quantidade de dados de praticamente qualquer caso de uso, como data lakes, aplicações nativas da nuvem e aplicações móveis. Com classes de armazenamento econômicas e recursos de gerenciamento fáceis de usar, você pode otimizar custos, organizar dados e configurar controles de acesso ajustados para atender a requisitos específicos de negócios, organizacionais e de conformidade.

Casos de uso

Construir um data lake
Execute aplicações de análise de big data, inteligência artificial (IA), machine learning (ML) e computação de alta performance (HPC) para desbloquear insights de dados.

Faça o backup e a restauração de dados críticos

Atenda aos objetivos de tempo de recuperação (RTO), objetivos de ponto de recuperação (RPO) e requisitos de conformidade com os recursos de replicação robustos do S3.

Arquive dados com o menor custo

Mova os arquivos de dados para as classes de armazenamento do Amazon S3 Glacier para reduzir custos, eliminar complexidades operacionais e obter novos insights.

Execute aplicações nativas da nuvem

Crie aplicações nativas da nuvem rápidas e poderosas baseadas na Web que se expandem automaticamente em uma configuração altamente disponível.

Categorias de armazenamento do Amazon Simple Storage Service

O Amazon S3 oferece uma variedade de classes de armazenamento que você pode escolher com base no acesso aos dados, resiliência e requisitos de custo de suas workloads. As classes de armazenamento S3 são desenvolvidas especificamente para fornecer o armazenamento de custo mais baixo para diferentes padrões de acesso. As classes de armazenamento S3 são ideais para praticamente qualquer caso de uso, incluindo aqueles com necessidades de performance exigentes, requisitos de residência de dados, padrões de acesso desconhecidos ou variáveis ou armazenamento de arquivo.

As classes de armazenamento S3 incluem S3 Intelligent-Tiering para economia automática de custos para dados com padrões de acesso desconhecidos ou variáveis; S3 Standard para dados acessados com frequência; S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA) e S3 One Zone-Infrequent Access (S3 One Zone-IA) para dados acessados com menos frequência; S3 Glacier Instant Retrieval para dados de arquivo que precisam de acesso imediato,S3 Glacier Flexible Retrieval (anteriormente S3 Glacier) para dados de longo prazo raramente acessados que não requerem acesso imediato, e Amazon S3 Glacier Deep Archive (S3 Glacier Deep Archive) para arquivamento de longo prazo e preservação digital com recuperação em horas com o menor custo de armazenamento na nuvem. Se você tiver requisitos de residência de dados que não possam ser atendidos por uma região da AWS existente, poderá usar a classe de armazenamento S3 Outposts para armazenar seus dados do S3 on-premises. O Amazon S3 também oferece recursos para gerenciar seus dados durante todo o ciclo de vida deles. Assim que uma política do S3 Lifecycle estiver definida, seus dados serão automaticamente transferidos para uma classe de armazenamento diferente sem alterar sua aplicação.

Uso geral

Amazon Simple Storage Service Standard (S3 Standard)

O S3 Standard oferece um armazenamento de objetos com altos níveis de resiliência, disponibilidade e performance para dados acessados com frequência. Como fornece baixa latência e alto throughput, o S3 Standard é adequado para uma grande variedade de casos de uso, como aplicativos na nuvem, sites dinâmicos, distribuição de conteúdo, aplicativos móveis e de jogos e dados analíticos de big data. As classes de armazenamento S3 podem ser configuradas no nível do objeto, e um único bucket pode conter objetos armazenados no S3 Standard, S3 Intelligent-Tiering, S3 Standard-IA e no S3 One Zone-IA. Você também pode usar as políticas de ciclo de vida do S3 para migrar automaticamente objetos entre classes de armazenamento sem nenhuma alteração nos aplicativos.

Principais recursos:

Performance com baixa latência e alto throughput
Projetada para fornecer 99,999999999% de resiliência de objetos em várias zonas de disponibilidade
Resiliência contra eventos que causam impactos em uma zona de disponibilidade inteira
Projetada para fornecer disponibilidade de 99,99% em um determinado ano
Amparada pelo Acordo de Nível de Serviço do Amazon S3 em termos de disponibilidade.
Suporte a SSL para dados em trânsito e criptografia para dados ociosos
Gerenciamento de ciclo de vida do S3 para migração automática de objetos a outras classes de armazenamento do S3
Acesso desconhecido ou dinâmico

Amazon Simple Storage Service Intelligent-Tiering (S3 Intelligent-Tiering)

A Amazon S3 Intelligent-Tiering (S3 Intelligent-Tiering) é o primeiro armazenamento em nuvem que reduz automaticamente os custos de armazenamento em um nível de objeto granular, movendo automaticamente os dados para o nível de acesso mais econômico com base na frequência de acesso, sem impacto sobre a performance, taxas de recuperação ou sobrecarga operacional. A S3 Intelligent-Tiering oferece latência de milissegundos e alta performance de taxa de transferência para dados acessados com muita frequência, com pouca frequência e raramente acessados nos níveis Frequent Access, Infrequent Access e o Archive Instant Access. Agora, você pode usar a S3 Intelligent-Tiering como a classe de armazenamento padrão para praticamente qualquer workload, especialmente data lakes, análise de dados, novas aplicações e conteúdo gerado pelo usuário.

Para garantir uma pequena taxa mensal de automação e monitoramento de objetos, o S3 Intelligent-Tiering monitora os padrões de acesso e move automaticamente os objetos que não foram acessados para níveis de acesso de custo inferior. O S3 Intelligent-Tiering armazena objetos automaticamente em três níveis de acesso: um nível que é otimizado para acesso frequente, um nível de custo 40% mais baixo que é otimizado para acesso não frequente e um nível de custo 68% mais baixo otimizado para dados raramente acessados. Por uma pequena cobrança mensal de monitoramento e automação por objeto, a S3 Intelligent-Tiering monitora padrões de acesso e move objetos que não foram acessados por 30 dias consecutivos para o nível Infrequent Access e, agora, após 90 dias sem acesso, para o novo nível Archive Instant Access. Para dados que não exigem recuperação imediata, você pode configurar o S3 Intelligent-Tiering para monitorar e mover automaticamente objetos que não são acessados por 180 dias ou mais para o nível Deep Archive Access para obter até 95% de economia de custo de armazenamento.

Não há taxas de recuperação na S3 Intelligent-Tiering. Se um objeto da camada de acesso infrequente for acessado posteriormente, ele é automaticamente movido de volta para a camada de acesso frequente. Se o objeto que você está recuperando estiver armazenado nos níveis Archive (arquivamento) ou Deep Archive (arquivamento profundo), antes de recuperar o objeto, você deverá primeiro restaurar uma cópia usando a opção RestoreObject. Para obter informações sobre como restaurar objetos arquivados, consulte Restaurar objetos arquivados. Nenhuma taxa adicional de camada se aplica quando objetos são movidos entre as camadas de acesso na categoria de armazenamento S3 Intelligent-Tiering.

Principais recursos:

Os níveis de acesso frequente e infrequente têm a baixa latência e a alta performance de taxa de transferência iguais às do S3 Standard
O nível de acesso infrequente economiza até 40% em custos de armazenamento
O nível Archive Instant Access economiza até 68% em custos de armazenamento
Ativa recursos de arquivamento assíncrono automático opcionais para objetos que se tornam raramente acessados
Os níveis de acesso para arquivamento e acesso para arquivamento profundo têm o mesmo desempenho que as classes Glacier e Glacier Deep Archive e economizam até 95% para objetos raramente acessados
Projetada para durabilidade de 99,999999999% dos objetos em várias Zonas de disponibilidade e 99,9% de disponibilidade em um determinado ano
Amparada pelo Acordo de Nível de Serviço do Amazon S3 em termos de disponibilidade
Pequena cobrança mensal de monitoramento e níveis automáticos.
Sem sobrecarga operacional, sem encargos de ciclo de vida, sem encargos de recuperação e sem duração mínima de armazenamento
Objetos menores que 128 KB podem ser armazenados na S3 Intelligent-Tiering, mas sempre serão cobrados pelas taxas de camadas de acesso frequente, sem cobrança de monitoramento e automação.

O Amazon S3 ainda possui diversas funcionalidades, e você pode descobrir isso com a IT Experts!

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em https://aws.amazon.com/pt/s3/storage-classes/?pg=ln&sec=be

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?