BlogTécnico

Saiba mais sobre o Amazon EC2

O que é uma instância do Amazon EC2?

Uma instância do Amazon EC2 é um servidor virtual no Elastic Compute Cloud (EC2) da Amazon para executar aplicativos na infraestrutura da Amazon Web Services (AWS). A AWS é uma plataforma de computação em nuvem abrangente e em evolução; O EC2 é um serviço que permite que os assinantes de negócios executem programas de aplicativos no ambiente de computação. Ele pode servir como um conjunto praticamente ilimitado de máquinas virtuais (VMs).

A Amazon fornece vários tipos de instâncias com diferentes configurações de recursos de CPU, memória, armazenamento e rede para atender às necessidades do usuário. Cada tipo está disponível em vários tamanhos para atender a requisitos específicos de carga de trabalho.

As instâncias são criadas a partir de imagens de máquina da Amazon (AMI). As imagens da máquina são como modelos. Eles são configurados com um sistema operacional (SO) e outros softwares, que determinam o ambiente operacional do usuário. Os usuários podem selecionar uma AMI fornecida pela AWS, a comunidade de usuários ou por meio do AWS Marketplace. Os usuários também podem criar suas próprias AMIs e compartilhá-las.

Tipos de instância EC2

Os tipos de instância são agrupados em famílias com base nos perfis do aplicativo de destino. Esses grupos incluem o seguinte:

Propósito geral. Uma instância de uso geral é uma VM projetada para lidar com uma variedade de cargas de trabalho. As instâncias de uso geral são otimizadas para ter um alto número de núcleos de CPU, armazenamento sob demanda e memória. Alguns casos de uso comuns para instâncias de uso geral incluem hospedagem de servidor web e desenvolvimento e teste de software.

Otimizado para computação. As instâncias otimizadas para computação são usadas para executar aplicativos de big data que exigem grande capacidade de processamento e memória na nuvem AWS. Essas instâncias são projetadas e otimizadas para executar aplicativos computacionais e de uso intensivo de dados que exigem desempenho de rede rápido, ampla disponibilidade e operações de alta entrada/saída (E/S) por segundo (IOPS). Exemplos de tipos de aplicativos incluem modelagem e simulação científica e financeira, aprendizado de máquina, armazenamento de dados corporativos e inteligência de negócios.

Unidade de processamento gráfico (GPU). Essas instâncias fornecem uma maneira de executar aplicativos com uso intenso de gráficos mais rapidamente do que com as instâncias padrão do EC2. Os sistemas que dependem de GPUs incluem jogos e trabalho de design. Por exemplo, as distribuições Linux geralmente aproveitam as GPUs para renderizar interfaces gráficas de usuário, melhorar as velocidades de compactação e acelerar as consultas de banco de dados.

Memória otimizada. As instâncias otimizadas para memória usam uma unidade de estado sólido de alta velocidade para fornecer acesso ultrarrápido aos dados e oferecer alto desempenho. Essas instâncias são ideais para aplicativos que exigem mais memória e menos poder de CPU, incluindo bancos de dados de código aberto, análise de big data em tempo real e caches na memória.

Armazenamento otimizado. As instâncias otimizadas para armazenamento são ideais para aplicativos que exigem alto desempenho de E/S, como bancos de dados NoSQL que armazenam e recuperam dados em tempo real. Eles também são adequados para aplicativos com uso intensivo de memória, como processamento de dados, armazenamento de dados, cargas de trabalho de análise e processamento de logs.

Micro. Uma microinstância destina-se a aplicativos com baixa taxa de transferência. O tipo microinstância pode servir como um pequeno servidor de banco de dados, como uma plataforma para testes de software ou como um servidor web que não requer altas taxas de transação.

Recursos de instância do Amazon EC2

Muitos recursos de instância do EC2 são personalizáveis, incluindo armazenamento, número de processadores virtuais e memória disponível para a instância, SO e AMI em que a instância se baseia. A seguir estão os recursos da instância do Amazon EC2:

Sistema operacional. O EC2 suporta muitos sistemas operacionais, incluindo Linux, Microsoft Windows Server, CentOS e Debian.

Armazenamento persistente. O serviço Elastic Block Storage (EBS) da Amazon permite que volumes de armazenamento em nível de bloco sejam anexados a instâncias do EC2 e usados ​​como discos rígidos. Com o EBS, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de armazenamento disponível para uma instância do EC2 e anexar volumes do EBS a mais de uma instância ao mesmo tempo.

Endereços IP elásticos. O serviço Elastic IP da Amazon permite que endereços IP sejam associados a uma instância. Os endereços IP elásticos podem ser movidos de instância para instância sem a necessidade da ajuda de um administrador de rede. Isso os torna ideais para uso em clusters de failover, para balanceamento de carga ou para outras finalidades onde há vários servidores executando o mesmo serviço.

Amazon Cloud Watch. Este serviço web permite o monitoramento dos serviços de nuvem da AWS e dos aplicativos implantados na AWS. O CloudWatch pode ser usado para coletar, armazenar e analisar dados históricos e de desempenho em tempo real. Ele também pode monitorar aplicativos de forma proativa, melhorar o uso de recursos, otimizar custos e aumentar ou diminuir a escala com base nas mudanças nas cargas de trabalho.

Dimensionamento automatizado. O Amazon EC2 Auto Scaling adiciona ou remove automaticamente a capacidade dos servidores virtuais do Amazon EC2 em resposta à demanda do aplicativo. O Auto Scaling oferece mais capacidade para lidar com aumentos temporários no tráfego durante o lançamento de um produto ou para aumentar ou diminuir a capacidade com base no uso acima ou abaixo de certos limites.

Instâncias bare-metal. Essas instâncias de servidor virtual consistem em recursos de hardware, como processador, armazenamento e rede. Eles não são virtualizados e não executam um sistema operacional, reduzindo o consumo de memória, fornecendo segurança extra e aumentando seu poder de processamento.

Amazon EC2 Fleet. Esse serviço permite a implantação e o gerenciamento de instâncias como um único servidor virtual. O serviço Fleet possibilita iniciar, interromper e encerrar instâncias do EC2 em todos os tipos de instância do EC2 com uma ação. O Amazon EC2 Fleet também fornece acesso programático a operações de frota usando uma API. O gerenciamento de frota pode ser integrado às ferramentas de gerenciamento existentes. Com o EC2 Fleet, as políticas podem ser dimensionadas para ajustar automaticamente o tamanho de uma frota para corresponder à carga de trabalho.

Pausar e retomar instâncias. As instâncias do EC2 podem ser pausadas e retomadas do mesmo estado posteriormente. Por exemplo, se um aplicativo usar muitos recursos, ele poderá ser pausado sem incorrer em cobranças pelo uso da instância.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.techtarget.com/searchaws/definition/Amazon-EC2-instances

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Entenda como o aprendizado de máquina está revolucionando a educação

Quero saber mais
BlogTécnico

Gêmeos Digitais na AWS: Acelerando resultados de negócio

Quero saber mais
BlogTécnico

Quem inventou a computação em nuvem?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?