BlogTecnologia e Educação

Primeiros passos com o Amazon Aurora

O Amazon Aurora é um banco de dados relacional da AWS compatível com MySQL e PostgreSQL. Esse banco de dados foi construído pensando em alta disponibilidade e escalabilidade. Nesse artigo vamos entender os benefícios do Amazon Aurora e como podemos criar nosso primeiro cluster.

Benefícios do Amazon Aurora

Anunciado em 2014, o Amazon Aurora é um banco de dados relacional oferecido como um serviço na AWS. O Amazon Aurora busca entregar um banco de dados com features e performance de soluções comerciais mas com um custo de uso de um banco de dados open source, não requerendo o uso de licenças para seu uso. Você só paga pela infraestrutura ao provisionar o Amazon Aurora.

Apesar de ser oferecido juntamente com o Relational Database Service (RDS), o Aurora tem um funcionamento diferente das outras engines disponíveis no serviço. Além das funcionalidades já oferecidas com as outras engines, como suporte a múltiplas availability zones, réplicas de leitura e backup automático, o Aurora estende esses recursos e adiciona suporte a bancos de dados globais replicados em diferentes regiões da AWS, réplicas que permitem escrita de dados e até mesmo instâncias serveless, o que economiza bastante a conta com bancos de dados que tem grande tempo de ociosidade ou pouco uso.Isso é possível graças ao funcionamento da camada de storage do Amazon Aurora.

Isso permite ao Amazon Aurora alcançar números impressionantes de escalabilidade e performance. Segundo a Amazon, o Aurora chega a ser cinco vezes mais rápido que um banco de dados rodando MySQL tradicional e até três vezes mais rápido que o PostgreSQL. Além disso, o Amazon Aurora suporta de até 15 replicas de leitura, tem um RTO (Recovery time objective) de um minuto e o tempo replicação global entre as regiões da AWS é de aproximadamente um segundo.

Tendo em vista todos esses benefícios, podemos pelo menos cogitar seu uso com aplicações que já usam MySQL ou PostgreSQL, não é mesmo? Para ajudar nesse processo vamos aprender como criar nosso primeiro cluster com Amazon Aurora.

Criando um cluster do Amazon Aurora

Para criar nosso cluster vamos utilizar o AWS CLI. É preciso que você instale essa ferramenta na sua máquina e configure junto a sua conta da AWS.
A primeira coisa que precisamos fazer é criar o security group que será associado ao nosso cluster.

O security group vai funcionar como uma camada de segurança extra no nível da rede. Configure a porta de configuração apropriada e o mais importante, o CIDR permitido. Para fins didáticos, esse security group vai aceitar conexões de qualquer lugar da internet, porém é altamente recomendado que você limite para o endereçamento da sua rede, por exemplo.

O próximo passo é criar o cluster do Amazon Aurora. No cluster será possível obter as informações para fazer a conexão com o serviço, bem como suas credenciais de acesso e versão do banco de dados compatível.
Por fim, enquanto nosso cluster é criado, podemos adicionar nossa primeira instância de banco de dados. Utilize o comando abaixo, observando o tamanho de instância desejado.
Com isso, após aguardar alguns minutos, nosso cluster estará criado e pronto para ser utilizado

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Treina Web

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?