BlogTecnologia e Educação

11 vantagens do uso de Tecnologias Educacionais

Escolas em todo o mundo já estão inovando no ensino-aprendizagem por meio de tecnologias educacionais. Há uma infinidade de novas oportunidades, ferramentas, recursos e metodologias que comprovadamente têm trazido resultados de excelência.

Hoje precisamos de escolas que se conectem com a realidade de nossas crianças e jovens e as tecnologias educacionais são as únicas capazes de atender a essa demanda, trazendo diversas vantagens para a instituição. Confira algumas:

1 | ENGAJAMENTO DO ALUNO
Ao encontrar na escola um cenário que cabe na sua vida, com a tecnologia sendo utilizada para interagir e aprender, crianças e jovens sentem-se mais curiosos, estimulados a criar e realizar descobertas. Há um ganho significativo para as estratégias pedagógicas, que mais dinâmicas e ricas em conteúdos, atraem maior atenção e engajamento.

2 | INOVAÇÃO NO ENSINO
As inúmeras possibilidades na utilização de recursos audiovisuais, gamificação e diversas outras estratégias tornam as aulas mais dinâmicas, atraentes e fazem com que os alunos tenham experiências muito mais conectadas com a sua realidade. As tecnologias educacionais também são ferramentas essenciais para a adoção de metodologias ativas, cujo objetivo é estimular o protagonismo do aluno e é um dos princípios da BNCC.

3 | PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO
Para despertar o potencial de cada aluno é preciso cada vez mais personalizar o ensino, aplicando esforços para um aprendizado que respeite a personalidade e a capacidade de cada estudante. A tecnologia proporciona a interação com perfis, grupos e indivíduos de forma personalizada, oferecendo dados para as melhores estratégias, melhor comunicação e distribuição assertiva de conteúdos.

4 | ENRIQUECIMENTO DO PERFIL DO CORPO DOCENTE
Ao adotar tecnologia educacional toda a comunidade escolar é beneficiada, inclusive professores que passam a ter recursos e ferramentas que facilitam a sua atuação e engajam os alunos, tornando seu trabalho mais motivador. Ao se prepararem para serem educadores da era digital, profissionais aprimoram seus currículos, se dedicam mais à formação continuada e se empoderam em seu importante papel na transformação da educação.

5 | MELHORIA DOS RESULTADOS ACADÊMICOS
A tecnologia oferece dados que permitem mapear o desempenho dos alunos, mostrando possíveis deficiências e dando a oportunidade de investir em melhorias em áreas específicas de aprendizado. Por outro lado, mostra os destaques que devem ser tomados como modelos de assertividade e fomentados para atuações cada vez melhores. Tais ações refletem diretamente na imagem mercadológica da instituição por impactarem em resultados de avaliações como ENEM e aprovação em vestibulares.

6 | FORTALECE AÇÕES DA LIDERANÇA
Com dados que só a tecnologia pode oferecer, todas as decisões estratégicas, quer sejam administrativas ou pedagógicas, se tornam mais ágeis e assertivas. Por meio das tecnologias educacionais os planejamentos pedagógicos são aprimorados e capazes de atender aos desafios da educação do futuro.

7 | ULTRAPASSA OS MUROS DA ESCOLA
A versatilidade tecnológica oferece aos alunos a oportunidade de construir seu saber fora da sala de aula, expandindo suas possibilidades críticas e criativas. Enriquece também o aproveitamento fora do horário escolar, potencializando o aprendizado presencial e mantendo o engajamento nas atividades remotas.

8 | OFERECE ACESSIBILIDADE
Escolas inclusivas são essenciais para um futuro mais igualitário e justo em oportunidades. Recursos tecnológicos de acessibilidade contribuem para que os processos de ensino-aprendizagem possam ser democráticos e personalizados às necessidades específicas de cada aluno, tornando a instituição de ensino um ambiente acolhedor.

9 | APROXIMA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
A tecnologia conecta. Por meio dela a interação entre líderes, educadores, colaboradores, alunos e responsáveis é mais fluida e dinâmica, fortalecendo relações e dando voz às pessoas que podem trazer contribuições importantes ao aprendizado. Torna também a comunicação mais rápida e segura para as informações importantes do dia a dia.

10 | PROMOVE O USO MAIS RESPONSÁVEL DAS TECNOLOGIAS
Por meio da alfabetização digital dentro da escola, crianças e jovens são preparados para uma vivência online mais responsável e segura, desenvolvendo pensamento crítico e a conscientização sobre o real significado que a tecnologia deve ter em sua vida.

11 | SUSTENTABILIDADE
A redução do uso de papel é significativa, contribuindo diretamente para uma atitude mais sustentável (a escola é uma das instituições onde há maior desperdício desse tipo de recurso). Ainda, existem dispositivos no mercado com ótimo desempenho energético e excelente durabilidade que ajudam não só o planeta, mas também as despesas de consumo.

Analisando essa amostra de vantagens, podemos ver que a tecnologia pode contribuir diretamente para o crescimento da escola. Isso inclui a motivação dos professores, o engajamento dos alunos, a satisfação de pais e responsáveis e o reconhecimento de atitudes e resultados pela comunidade.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog SeJunta

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?