BlogTecnologia e Educação

O que é M-Learning (Mobile Learning)?

M-learning na educação: saiba como utilizar essa tecnologia na evolução de suas equipes ou alunos.

Não é nenhum segredo que hoje mais e mais pessoas acessam a Internet a partir de um smartphone. Computadores, desktop e laptop ainda são populares e, em vez de escolher apenas um dispositivo, tornou-se a norma possuir vários e usá-los para diferentes atividades.

O aprendizado móvel oferece uma oportunidade de alcançar funcionários que estão sempre em movimento ou trabalham remotamente.

Os clientes que criam e administram conteúdo continuam usando desktops na maior parte do tempo, mas notamos que há uma divisão quase igual quando se trata de participantes que fazem cursos e exames: eles usam dispositivos móveis e desktops.

Na educação corporativa, o mobile learning oferece uma oportunidade de alcançar funcionários que estão sempre em movimento, trabalham remotamente ou que desejam fazer seu treinamento fora do horário de trabalho (e, portanto, não usam seus desktops).

Exemplos de m-learning na educação corporativa

Compartilhamento de conteúdo de aprendizagem para consumo móvel

Essa é a maneira mais comum de usar o m-learning. Depois de criar seu material de aprendizagem (principalmente usando um desktop), você pode compartilhá-lo com seus participantes para que eles possam aprender usando seus dispositivos móveis, em seus momentos de estudo.

É fácil compartilhar o material por e-mail ou simplesmente compartilhando o link por mensagem de texto, por exemplo. Este método de mobile learning é mais sobre o consumo individual.

Interação durante as aulas

Também é possível usar dispositivos móveis para uma abordagem de aprendizagem combinada. Os instrutores podem fazer perguntas durante um treinamento presencial e o público pode respondê-las por meio de uma pesquisa que eles respondem em seus smartphones.

Para isso, o treinador pode compartilhar um link para a pesquisa, convidar os participantes por e-mail ou até mesmo criar um código QR que pode ser facilmente capturado com a câmera de um smartphone. É possível obter feedback imediato, o que é especialmente eficaz ao treinar grandes grupos.

As principais vantagens do m-learning

A geração Millennial cresceu com dispositivos digitais. Portanto, o mobile learning é adaptado à maneira como os millennials trabalham e pensam. Mas há tantas vantagens com o M-learning que todas as gerações podem se beneficiar dele. Vamos dar uma olhada em algumas das vantagens do M-learning.

M-learning permite aprender onde e quando quiser

O m-learning permite que os alunos levem seus materiais de aprendizagem com eles. Seus funcionários ou clientes não precisam estar em um local específico ou aprender ao mesmo tempo. Seu conteúdo de aprendizagem está disponível para eles em seus bolsos.

O tempo de espera, como esperar por um avião ou voo, pode ser usado para tarefas mais produtivas, como aprender algo novo. Vamos! É até possível fazer um curso online ou preencher uma pesquisa enquanto está deitado na cama!

Mais motivação

Os funcionários podem se sentir mais motivados para aprender algo novo ou fazer treinamento on-line se souberem que podem levar seus materiais de aprendizado para todos os lugares. Esse é especialmente o caso se eles não tiverem tempo para aprender durante o horário normal de trabalho.

Feedback em tempo real

O Mobile Learning facilita (e acelera) qualquer feedback que você queira receber de sua equipe. Como é muito mais fácil para seus funcionários acessarem o conteúdo que você está compartilhando, você pode esperar taxas de conclusão mais altas para seus cursos de treinamento e resultados e estatísticas mais rápidos de seus testes online!

Longa distância não é problema

Alcance funcionários dispersos que estão sempre em movimento e precisam de acesso fácil ao conteúdo. Conteúdos como atualizações de produtos, personas de clientes, atualizações de conformidade e argumentos de vendas podem ser facilmente disponibilizados com apenas alguns cliques.

As principais desvantagens da m-learning

Distração

Os dispositivos móveis podem ser uma grande distração. O Mobile Learning pode ser uma distração se seus usuários forem interrompidos constantemente com mensagens de texto e notificações. Portanto, requer autodisciplina e foco.

No entanto, se você puder tornar seu treinamento interativo e divertido, os outros aplicativos disponíveis em celulares não serão uma distração para seus alunos.

Falta de conexão com a Internet

O uso de dispositivos móveis para e-learning pode ser um problema se os participantes não tiverem uma conexão com a Internet ou eletricidade prontamente disponível.

Apesar disso, os dados coletados pela inteligência da GSMA indicam que agora existem mais dispositivos móveis do que pessoas no mundo. Considerando o enorme crescimento dos dispositivos móveis, a falta de conexão com a Internet, a má qualidade da conexão e o acesso restrito à eletricidade se tornarão problemas do passado.

Tela muito pequena

O aprendizado móvel pode não funcionar muito bem para determinados tipos de conteúdo que você deseja compartilhar. Tópicos técnicos com imagens detalhadas podem não ser legíveis em uma tela pequena, por exemplo.

Originalmente publicado em: www.easy-lms.com/knowledge-center/lms-knowledge-center/mobile-learning/item10388

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?